Parcerias e Apoio

Através de parceria, a SEMAN colabora com as seguintes entidades:

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA EVANGELHO E CARIDADE – ASSEVAN

Rua : Ipê 471 –Bairro Colonial
Contagem/MG – CEP: 32044-110

No local são realizadas reuniões públicas, uma vez por semana, aos sábados às 16 horas e de tratamento à distância. As reuniões mediúnicas acontecem no primeiro e terceiro domingos do mês. As tarefas ainda incluem visitas e passes em domicílio, quando necessário.

O trabalho pretende alcançar os que necessitam de consolo e esclarecimento à luz da Doutrina Espírita. A ASSEVAN tem como seu Conselho Superior a diretoria da SEMAN, e seus diretores diretos são membros da Sociedade Espírita Maria Nunes e da extinta Fraternidade Espírita Evangelho e Caridade.

CENTRO EDUCACIONAL ANA BEATRIZ

Rua 46, nº 45 – Bairro Novo Aarão Reis
Telefone (31) 3433-6799
Belo Horizonte/MG – CEP: 31845-310

O Centro Educacional Ana Beatriz fica no bairro Novo Aarão Reis, região norte da capital. Seu objetivo é atender à comunidade carente da região considerada um dos bolsões de miséria de Belo Horizonte, oferecendo cursos e oficinas.

GRUPO ESPÍRITA ARTHUR BERNARDES – GEAB

Rua Suécia, nº 180 – Bairro Baronesa
Santa Luzia/MG – CEP: 33115-070

Todas as atividades realizadas no GEAB são gratuitas e buscam a melhoria da auto-estima do público atendido, além da criação de oportunidades de geração de emprego e renda para os participantes das oficinas profissionalizantes.

O trabalho é realizado por voluntários que dedicam parte de seu tempo livre para a prática da caridade. As atividades beneficiam crianças, adultos, jovens e gestantes. São oferecidas aulas de reforço escolar, oficinas de dança, música e teatro, alfabetização de adultos, iniciação à informática, evangelização e distribuição de enxovais para recém-nascidos. No setor de religiosidade são realizadas reuniões de estudo da Doutrina Espírita, base filosófica do trabalho.

LAR FABIANO DE CRISTO – UNIDADE DE PROMOÇÃO INTEGRAL ALIMIRO

Rua Caetano Pirri, nº 930 – Bairro Milionários
Telefone (31) 3383-6799
Belo Horizonte/MG – CEP: 30620-070

O Lar Fabiano de Cristo – Unidade de Promoção Alimiro – fica no bairro Milionários, região do Barreiro, em Belo Horizonte. A entidade filantrópica, sem fins lucrativos, desenvolve obra social voltada para famílias carentes da região. Oferece educação infantil e atividades de complementação escolar para crianças e adolescentes da comunidade, através de convênios com a prefeitura. São realizadas visitas de acompanhamento dos educandos com apoio psicosocial às famílias. Entrevistas, reuniões e palestras educativas são algumas das atividades para envolver o grupo social no trabalho realizado.

As famílias recebem cestas básicas, medicamentos, uniformes, calçados, materiais de construção, se necessário, para a melhoria da situação de moradia. Tudo isso dentro de subprogramas que atendem a critérios específicos de comprovação da carência.

Também são desenvolvidos programas de alfabetização de adultos e de formação profissionalizante, com foco na geração de renda – cursos de cabeleireiro, manicure, corte e costura, artesanato, etc, visando atender a comunidade da região.

EDITORA ESPIRÍTA FONTE VIVA

  • Rua José de Alencar – Bairro Nova Suíssa – Belo Horizonte/MG – CEP 30421 – 148
  • Telefax: (31) 3433-0400
  • fonteviva@fonteviva.com.br
  • www.fonteviva.com.br

Primeira editora espírita de Belo Horizonte, a Editora Espírita Fonte Viva é a principal parceira da SEMAN na divulgação da Doutrina Espírita. Iniciou suas atividades em 30 de setembro de 1983, para dar suporte à publicação dos livros psicografados por João Nunes Maia.

O incentivo para a criação da editora veio do amigo Francisco Cândido Xavier, que sugeriu a formação de um quadro de associados que ajudassem a custear as primeiras edições. Chico Xavier fez questão de ser o primeiro sócio contribuinte e, durante dois anos, enviou um envelope. Produz livros de psicologia, ciências, religiosidade, romances e Doutrina Espírita, para o público adulto e infantil. Já foram publicados mais de um milhão e quinhentos mil títulos.

Um percentual do volume de publicações é revertido periodicamente para doação a creches, bibliotecas e instituições espíritas, e em benefício daqueles que buscam o conhecimento da Doutrina Espírita, mas não têm condições de comprar os livros. Essa é uma forma de continuar o trabalho de João Nunes, antes realizado nas campanhas de distribuição gratuita de livros pelo Brasil afora.

AMARES – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE AMPARO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL

  • Rua Dona Euzébia, 100 – Bairro Providência – Belo Horizonte/MG – CEP: 31814-180

A AMARES trabalha em parceria com a SEMAN, na manutenção da assistência à saúde de hansenianos moradores da capital e região metropolitana.

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO HERBARIUM

  • Rua Edivaldo Ferreira da Silva, 255, Barbosas – Fazenda José Silva – Capim Branco/MG – CEP: 35-730 000
  • Telefone (31) 3713-1041

Situada na zona rural de Capim Branco, iniciou em 1997 o plantio de ervas, hortaliças e frutas. Algumas dessas ervas são usadas para a fabricação de medicamentos fitoterápicos e na fórmula da Pomada Vovô Pedro. Aos domingos, das 8 às 11h é realizado o trabalho de tratamento espiritual, visando o equilíbrio físico e mental do público atendido e as atividades de evangelização infantil. A equipe responsável pelos trabalhos abre as portas da instituição para visitas de alunos das escolas da região, previamente agendadas. Também é realizada uma feirinha com a venda de produtos naturais, livros, tortas e bolos que são oferecidos como fonte de recursos para a manutenção da Casa.